Maxon desenvolve acionamento de UAV ultra eficiente juto a empresa startup Flybotix

jul 27, 2021 | Sem categoria

A maxon colaborou com startup de drones Flybotix para desenvolver motores CC sem escovas de desempenho otimizado para um novo tipo de drone de inspeção. Com o know-how adquirido com este e outros projetos, a maxon está fazendo incursões no novo mercado de UAV, onde a confiabilidade e a qualidade dos componentes estão se tornando mais importantes.

Dois rotores em vez de quatro foi a abordagem utilizada pela Flybotix para desenvolver o drone de inspeção ASIO, que está pronto para conquistar o mercado. Este drone para instalações industriais internas é construído em torno de um sistema de acionamento patenteado acionado por motores brushless DC da maxon. A maxon trabalhou em estreita colaboração com a Flybotix para desenvolver motores elétricos que são otimizados para o peso e desempenho e especificamente adaptados a esta aplicação. Estes acionamentos permitirão que o ASIO realize longas missões, alcance locais distantes e economize custos. “Este nível de desempenho de classe mundial não poderia ter sido alcançado sem o excelente trabalho da maxon”, disse Samir Bouabdallah, CEO da Flybotix. “Estamos muito entusiasmados com esta parceria e vamos intensificá-la a fim de fazer avançar a industrialização de nosso drone”.

A Flybotix é uma empresa suíça no Parque de Inovação EPFL em Lausanne, que também abriga um dos laboratórios de inovação da maxon. O CEO e fundador Samir Bouabdallah tem 15 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologia de drones na EPFL e na universidade ETH, em  Zurich. O sistema de acionamento que ele desenvolveu com sua equipe é um mecanismo de propulsão e direção controlado por algoritmo com dois graus de liberdade. “Isso dá aos drones o desempenho aerodinâmico de um helicóptero e a confiabilidade mecânica de um quadricóptero”. O ASIO está rodeado por uma gaiola de proteção, é à prova de colisões e permite o acesso a espaços apertados para realizar inspeções com segurança. Uma câmera a bordo, combinada com um visor de alta qualidade no controle remoto, permite que os pilotos voem com segurança em áreas perigosas, como tanques de armazenamento de óleo, minas subterrâneas ou usinas elétricas.

Para os drones, não é só o motor que importa. 

O mercado de veículos aéreos autônomos não tripulados (UAV) é novo, mas muito dinâmico – muitas startups como o Flybotix estão envolvidas, e há aplicações potenciais em áreas como inspeção, agricultura, segurança e transporte. Após os empreendimentos iniciais da indústria e alguns contratempos, as exigências de segurança impostas aos veículos aéreos não tripulados e seus componentes aumentaram.

A maxon tem os acionamentos de alta qualidade e o conhecimento para desenvolver motores para drones especializados que atendam a estes requisitos. Em 2019, vários acionamentos iniciais foram construídos para projetos especiais, com controladores de velocidade ESC (Electronic Speed Controllers) correspondentes. No mercado de drones, o motor não é a única coisa que importa. O que é muito mais importante é a perfeita interação dos motores BLDC, controladores de motor e hélices correspondentes. Os engenheiros da maxon estavam ansiosos para aprender o máximo que podiam de especialistas como Samir Bouabdallah e para fomentar a troca de informações, desde o início. Com a experiência adquirida, a maxon está pronta para apoiar os clientes no mercado de UAV em rápido crescimento com motores e sistemas personalizados.
A propósito, o drone mais comentado do mundo – “Ingenuity” – , que decolará da superfície de Marte em 2021, está equipado com seis motores maxon DC.