The Vale anunciou uma iniciativa estratégica que promete transformar o cenário da mineração no Brasil: até 2027, a companhia irá eliminar o uso de água no processamento de minério de ferro em Carajás (PA), utilizando o sistema de beneficiamento a seco em 100% da operação.
A medida faz parte do compromisso da empresa com a mineração sustentável, reduzindo o consumo de recursos hídricos e eliminando a geração de rejeitos úmidos o que dispensa a construção de novas barragens. A tecnologia também reduz custos operacionais e riscos associados ao armazenamento de rejeitos.
Segundo a mineradora, o processo a seco tem como base a separação magnética, que utiliza campos magnéticos para concentrar o minério de ferro sem necessidade de água. Atualmente, cerca de 75% da produção da Vale já ocorre com esse método, e o objetivo é atingir 100% de beneficiamento a seco até o final de 2027.
Além de reforçar o compromisso ambiental, a iniciativa se alinha com os princípios da indústria 4.0, promovendo uma mineração inteligente, automatizada e com menor impacto ambiental.
Na Treffer, acompanhamos de perto tecnologias e modelos operacionais que promovem uma mineração mais eficiente, segura e sustentável.
.
Fonte:
www.revistamineracao.com.br