logo  
micronor
Notícias
Últimas novidades

De volta a Marte! Guiado por um motor maxon naturalmente!

A Treffer, com imensa satisfação, vem informar que o robô Spirit da expedição da Nasa a Marte aterrizou com sucesso no Planeta Vermelho às 5:35 da manhã (horário dos Estados Unidos) no domingo de 4 de Janeiro e o segundo robô, Opportunity, aterrizou em 25 de Janeiro. Por que as duas missões nos orgulham tanto? Porque os dois robôs apresentam 39 motores maxon entre os 43 eletromotores.

Tendo fornecido os motores para o robô Sojourner em 1997, a companhia suíça esta novamente envolvida com a nova expedição da NASA à Marte, que começou em 10 de Junho de 2003. Os dois robôs idênticos, Spirit e Opportunity, irão explorar diferentes regiões de Marte para descobrir mais sobre suas condições geológicas. A incumbência chave da expedição é estudar a superfície através de sinais de existência de água.

Os eletromotores da Maxon foram usados novamente devido a suas excelentes performances no robô e seu alto nível de eficiência, 80 – 90%, que de longe excedeu outros motores do seu tipo. Os motores são produtos exemplares com diâmetros de 20 e 25mm e somente precisaram de pequenas modificações para enfrentar as condições de extremo deserto. O equipamento tem que ser capaz de resistir grandes mudanças de temperaturas na superfície de Marte, que pode oscilar entre –120ºC a +25ºC, vibrações e uma atmosfera especial.

Os motores são usados para movimentar os braços dos robôs, perfurar pedras, no mecanismo de pilotagem, controle das câmeras e nas 6 rodas de alta tecnologia que movem os pesados robôs (cada um pesando cerca de 180kg) sobre a superfície do planeta. Os novos robôs são bem maiores que seu antecessor, Sojourner, e sua média de velocidade, de cerca de 1 cm/s (36m/h), é aproximadamente 10 vezes mais rápida. Espera-se que eles viagem até 40 metros por sol ou dia de marte, aproximadamente igual a distância percorrida pela Sojourner durante seus 90 dias de missão.